ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade

ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Código: 
5219
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5219-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade Este trabalho tem como pressuposto que a alfabetização é um processo cultural e essencialmente discursivo. A linguagem verbal é um sistema semiótico e sua apropriação envolve a internalização do signo, instrumento psicológico e fenômeno ideológico. A linguagem é constitutiva do ser humano e o domínio da escrita - forma mais elaborada, precisa e desenvolvida de fala - é o culminar de um longo processo de desenvolvimento que reestrutura as funções superiores do pensamento (VIGOTSKI). A pesquisa, realizada entre 2016-2017, em quatro turmas de alfabetização em escola pública municipal, teve como objetivo aprofundar a compreensão da alfabetização como processo discursivo (SMOLKA, 1988), caracterizando aspectos conceituais e metodológicos. Fundamentada nas Teorias da Enunciação e Histórico Cultural, os resultados indiciam que considerar o sujeito, seu discurso e as condições sociais e culturais da produção escrita, em suas relações lógicas e dialógicas, possibilita que as crianças se alfabetizem tornando-se leitoras e escritoras desde o início dessa aprendizagem. Palavras-chave: alfabetização; discurso; interações discursivas; linguagem escrita.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Maria Cristina Corais
Instituição: 
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
E-mail: 
criscorais@gmail.com
GT: 
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Categoria: 
Leitura e Escrita