ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade Este trabalho tem como pressuposto que a alfabetização é um processo cultural e essencialmente discursivo. A linguagem verbal é um sistema semiótico e sua apropriação envolve a internalização do signo, instrumento psicológico e fenômeno ideológico. A linguagem é constitutiva do ser humano e o domínio da escrita - forma mais elaborada, precisa e desenvolvida de fala - é o culminar de um longo processo de desenvolvimento que reestrutura as funções superiores do pensamento (VIGOTSKI). A pesquisa, realizada entre 2016-2017, em quatro turmas de alfabetização em escola pública municipal, teve como objetivo aprofundar a compreensão da alfabetização como processo discursivo (SMOLKA, 1988), caracterizando aspectos conceituais e metodológicos. Fundamentada nas Teorias da Enunciação e Histórico Cultural, os resultados indiciam que considerar o sujeito, seu discurso e as condições sociais e culturais da produção escrita, em suas relações lógicas e dialógicas, possibilita que as crianças se alfabetizem tornando-se leitoras e escritoras desde o início dessa aprendizagem. Palavras-chave: alfabetização; discurso; interações discursivas; linguagem escrita.
ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade
ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO: apropriação da linguagem escrita com base na interação e discursividade
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Código:
5219
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5219-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Maria Cristina Corais
Instituição:
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
E-mail:
criscorais@gmail.com
GT:
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Categoria:
Leitura e Escrita