Currículo como Enunciação Cultural: Um diálogo com Homi Bhabha Resumo Esse trabalho objetiva discutir a concepção de cultura como enunciação e refletir as relações que essas proposições trazem para a discussão curricular. Bhabha é reconhecido por suas análises que refletem os conflitos sociais fugindo das lógica binárias de análise e seus estudos vinculam-se aos estudos pós-coloniais. Sobre a enunciação cultural, Bhabha entende que este cultural carrega a perspectiva híbrida e ambivalente, onde essa produção se dá nos excedentes, na soma das partes da diferença. A partir das contribuições do autor pensamos a produção curricular como um diálogo intersticial, intermédio que se manifesta no terceiro-espaço como processo de produção de sentidos, sempre híbridos, como produção de diferença, posto que o diferir é característico dos movimentos instituintes, dos processos enunciativos e da cultura. Palavras-Chave: Currículo, Enunciação Cultural, Homi Bhabha.
CURRÍCULO COMO ENUNCIAÇÃO CULTURAL: UM DIÁLOGO COM HOMI BHABHA
CURRÍCULO COMO ENUNCIAÇÃO CULTURAL: UM DIÁLOGO COM HOMI BHABHA
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5211
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5211-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Adria Simone Duarte de Souza
Instituição:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
E-mail:
adriasduarte@gmail.com
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster