Este trabalho tem por objetivo apresentar uma diversidade de estratégias empregadas pelos grupos silenciados na escrita da história (BARROS, 2018), evidenciando como esses grupos subverteram os sistemas de exclusão, possibilitando a construção de perspectivas outras para História da Educação. Tomaremos como base sujeitos e organizações abolicionistas no século XIX, para pensarmos questões epistemológicas contemporâneas. Silva (2012), argumenta que esses novos posicionamentos possibilitam reflexões sobre os espaços informais e práticas educativas difusas nas relações sociais, ampliando a concepção de educação. Nessa perspectiva, será exposto experiências educativas que contrariam a historiografia educacional brasileira, que delegou ao povo negro uma representação de submissão e passividade (FONSECA, 2007). Pensar os diferentes espaços de atuação da população negra, nos auxilia entender suas estratégias de desconstrução da universalidade/objetividade/neutralidade que se cristalizaram a partir da colonialidade. Para tanto, nos apoiamos nas referências bibliográficas sobre o tema e em periódicos do século XIX, para verificar suas práticas e propostas, buscando compreender seus processos e percepções.
A questão racial e perspectivas outras para História da Educação
A questão racial e perspectivas outras para História da Educação
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT02 – História da Educação
Código:
5716
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5716-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Sirlene Ribeiro Alves da Silva
Instituição:
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
sirlenealvesbr@yahoo.com.br
Coautor:
Jessica Mara Raul
E-mail Coautor:
jraul.prof@gmail.com
Instituição Coautor:
UERJ/PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
GT:
GT02 - História da Educação
Categoria:
Trabalho