Aspectos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) em Estudo de Gênero na Pesquisa em Educação em Ciência e Matemática

Aspectos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) em Estudo de Gênero na Pesquisa em Educação em Ciência e Matemática

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Código: 
5480
Agência: 
Capes
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5480-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Resumo Essa pesquisa investigou trabalhos publicados nas atas de eventos de Ensino de Ciências (ANPED/ENPEC), 2005 a 2017 que discutissem Gênero na Pesquisa em Formação Docente e em Educação em Ciências. Para a análise documental foram analisados e identificados referências históricas, filosóficas e sociológicas de acordo com a HFSC e construídas Unidades de Contexto com base em Bardin (2011). Identificou-se poucos artigos abordam a relação entre HFSC com questões de Gênero. Evidenciamos a necessidade de pesquisas nessa problemática, pois a discussão dessas aproximam alunos e professores do senso científico. Palavras chave: gênero e ciência, educação cientifica, história, filosofia e sociologia da ciência, ensino de ciências.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Mariana Fontana
Instituição: 
UEL - Universidade Estadual de Londrina
E-mail: 
marianafontana22@gmail.com
GT: 
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Categoria: 
Trabalho