Corpos em movimento – olhares acerca dos estudos nos/dos/com cotidianos Resumo : O presente ensaio propõe-se a reflexões acerca das coisas estudadas pelas ciências contemporâneas, centrando-se nos movimentos do corpo. A ciência tem dificuldades em estudar o corpo encarnado, precisando transpor esse “objeto” para as melhores condições de análise num laboratório, alterando os ‘espaçostempos’ dos fenômenos estudados e produzindo ambientes favoráveis à pesquisa. Observamos que as ciências sociais e humanas também alteram as condições socioespaciais desses acontecimentos. Pode-se compreender tais atos como tentativas de arrancar as coisas das suas tramas cotidianas. Isso influencia nos (des)governos dos corpos, inscrevendo-os em movimentos homogêneos e gerando processos de controle. Desse modo, buscamos estudar os efeitos dinâmicos nos/dos/com cotidianos, criadores dos ‘conhecimentossignificações’ que movimentam corpos e os fazem bailar através de usos e sentidos diversos, entendendo que o/a ‘sencientepraticantepensante’, aquele/a que encontra-se com corpos em movimentos, não pode ser reduzido/a à experiência de leitor/a ou espectador/a do mundo. Trata-se de corpo encarnado que cria e possibilita acessos às criações. Palavras-chave : Corpo. Educação. Currículo. Movimentos. Cotidianos.
Corpos em movimento – olhares acerca dos estudos nos/dos/com cotidianos
Corpos em movimento – olhares acerca dos estudos nos/dos/com cotidianos
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5687
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5687-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Leonardo Rangel dos Reis
Instituição:
Instituto Federal da Bahia - IFBA
E-mail:
leonardorangelrreis@gmail.com
Coautor:
Marcelo Ferreira Machado
E-mail Coautor:
mar_chado@hotmail.com
Instituição Coautor:
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho