O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE Resumo O trabalho analisa a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em uma instituição de educação profissional no Estado de Goiás. Foi realizada um estudo de caso, com realização de análise documental, observação, entrevista semiestruturada e instrução ao sósia. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem se desenvolvendo a partir de alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de servidores; desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e; diálogos entre representantes da gestão e os professores. No entanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, que no desenvolvimento do seu trabalho são influenciados por outros fatores como a dimensão pessoal, o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, a experiência profissional e os valores dos professores, entre outros. Palavras-chave: Políticas Curriculares, Educação Profissional, Trabalho Docente .
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
4410
Agência:
PIQs-IFG
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4410-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Néri Emilio Soares Júnior
Instituição:
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - IFG
E-mail:
neriesjr@gmail.com
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho