RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE, ESCOLA E POBREZA Resumo: Este texto partiu da seguinte pergunta: a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio? Apresenta como objetivo investigar se a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, com caráter de estudo de caso, subsidiado pela técnica da entrevista semiestruturada, as análises foram configuradas pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a escola reconhece que a pobreza existe na sociedade e percebe que muitos de seus educandos estão em vivências da pobreza, pois muitos educandos participantes do Programa Bolsa Família estão acessando a escola, mas ainda não há a incorporação da pobreza no Projeto Político Pedagógico, no currículo escolar e em algum projeto específico para trabalhar a produção da pobreza, as visões negativas e moralizantes sobre os pobres constantemente propaladas pela mídia com as juventudes educandas do Ensino Médio. Palavras-Chave: Pobreza; Educação Escolar; Escola Pública
RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE, ESCOLA E POBREZA
RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE, ESCOLA E POBREZA
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4651
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4651-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Alessandra Sagica Gonçalves
Instituição:
UFPA - Universidade Federal do Pará
E-mail:
ALESSANDRASAGICA@HOTMAIL.COM
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Trabalho