O FECHAMENTO DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO FORTALEZA(SE): PROFESSORA CADÊ A MINHA GOIABEIRA? RESUMO O presente artigo versa sobre o tema da escolarização da infância do e no campo. Busca compreender a relevância da escola campesina e tem como principal objetivo refletir sobre o fechamento das escolas do campo e sua implicação na vida dessas comunidades, tendo como principal sujeito de análise a criança. Se constitui como resultado da dissertação de mestrado realizada no Assentamento Fortaleza, município de Nossa Senhora da Glória/SE. As questões tratadas neste trabalho centram-se na legislação da garantia e da oferta, e no cotidiano da infância em seus diferentes contextos históricos, sociais e culturais. A nucleação e o fechamento das escolas do campo se configuram como processos de segregação e negação do direito a uma escola e uma educação de qualidade do e no campo. Palavras-chave: Assentamento. Educação do e no campo. Fechamento das Escolas do Campo. Infância.
O FECHAMENTO DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO FORTALEZA(SE): PROFESSORA CADÊ A MINHA GOIABEIRA?
O FECHAMENTO DA ESCOLA DO ASSENTAMENTO FORTALEZA(SE): PROFESSORA CADÊ A MINHA GOIABEIRA?
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5122
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5122-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Elis Regina Nunes Mota Araujo
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
E-mail:
elisreginamotaaraujo@hotmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Trabalho