“AQUI NÃO É AULA, NÃO É ESCOLA!": UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO EM UM PROJETO SOCIAL PÚBLICO Resumo : A presente comunicação objetiva apresentar um estudo sobre as configurações das relações entre educação e proteção social em um projeto social. Trata-se de um estudo sociológico realizado em um projeto social público, localizado em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ferramenta analítica utilizada para a interpretação dos dados foi a noção de configuração, a partir das quais compreendeu-se relações sociais para além dos antagonismos conhecidos na literatura sociológica entre indivíduo e sociedade. Conclui-se que, as configurações do projeto social intensificam os processos formativos que integram outros processos sociais, utilizando-se de estratégias políticas, educativas e culturais. Constata-se que, no contexto investigado, assistência social supre iniciativas que seriam do campo da educação, não substituindo o processo de escolarização, mas manifestando um empenho na formação integral do indivíduo em seus aspectos culturais, cognitivos, éticos e políticos. Palavras-chave : Educação. Proteção Social. Configuração. Projeto Social.
“AQUI NÃO É AULA, NÃO É ESCOLA!” UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO EM UM PROJETO SOCIAL PÚBLICO
“AQUI NÃO É AULA, NÃO É ESCOLA!” UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO EM UM PROJETO SOCIAL PÚBLICO
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
4948
Agência:
CNPQ
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4948-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Taiana Valencio da Silva
Instituição:
UNISINOS/PPGE - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
E-mail:
taiana.valencio.s@gmail.com
Coautor:
Rodrigo Manoel Dias da Silva
E-mail Coautor:
rodrigoddsilva@hotmail.com
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho