DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ALTERNÂNCIA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFTM RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que pretende discutir os desafios e potencialidades da construção de TCC’s no contexto da Pedagogia da Alternância adotada pelas Licenciaturas em Educação do Campo. Aqui discute-se informações provenientes do processo de elaboração de TCC’s, na fase após a elaboração dos projetos, de duas turmas de licenciandos do campo da UFTM, procurando destacar suas especificidades no contexto da Pedagogia da Alternância. Os TCC’s em construção já nos permitem afirmar traços distintivos desse produto da culminância da formação inicial de professores para o campo: i) a Alternância é formativa; ii) os TCC`s são do campo e não apenas no e sobre o campo; iii) as trocas interculturais; iv) o TCC é visto como artefato de uma cultura estrangeira; v) a relação insider / outsider ; vi) a autonomia e a responsabilidade são marcas presentes nesse processo. Palavras chave : Trabalhos de Conclusão de Curso; Pedagogia da Alternância; Educação do Campo.
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ALTERNÂNCIA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFTM
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ALTERNÂNCIA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFTM
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4483
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4483-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Rodrigo dos Santos Crepalde
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
E-mail:
rodrigocrepalde@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Trabalho