Enegrecer as universidades: um desafio para a formação de educadores/as do campo? Resumo : A educação do campo referenciada nas especificidades dos sujeitos do campo configura-se uma política que ao debater a garantia da igualdade e o reconhecimento da diferença como valor, faz emergir a diversidade de lutas e sujeitos do campo, indicando a transposição de uma identidade única e fixa camponesa. Nesse contexto, a presença de estudantes negras e quilombolas em um curso de Licenciatura em Educação do Campo no interior de Minas Gerais anuncia e denuncia o lugar de seus corpos, conhecimentos e práticas gerando tensionamentos e deslocamentos. Estas existências resistentes favorecem a permanência bem-sucedida no ensino superior e a efetiva institucionalização de práticas antirracistas e feministas em um campo marcado historicamente pela presença branca, cristã, heterossexual e masculina. Este ensaio pretende socializar reflexões sobre o contexto de formação de educadores/as do campo a partir das questões: quem são os diversos sujeitos do campo? Que epistemologias, corpos e práticas trazem à universidade? O que narram e ensinam suas lutas? Que desafios estão postos à educação do campo neste contexto? Palavras-chave : educação do campo, educação antirracista, decolonialidade
Enegrecer as universidades: um desafio para a formação de educadores/as do campo?
Enegrecer as universidades: um desafio para a formação de educadores/as do campo?
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5510
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5510-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Jaqueline Cardoso Zeferino
Instituição:
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail:
jaquelinecardosoufv@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos