A implementação do Turno Único Carioca: compreendendo o papel dos agentes Resumo O estudo pretende trazer novos olhares e reflexões para os estudos sobre a implementação das políticas públicas educacionais a partir da consideração sobre aspectos que se referem às traduções e interpretações dos sujeitos envolvidos no processo de implementação de determinada política. A pesquisa aqui relatada propôs uma análise sobre a implementação do Turno Único Carioca, política de ampliação da jornada escolar no município do Rio de Janeiro. O estudo parte da discussão sobre a escassez de pesquisas no campo educacional que se voltem para os agentes implementadores das políticas (AUTORA, 2019) e considera a relevância das traduções e interpretações que estes atores empreendem na criação de novas políticas (LOTTA, 2015). Procurou-se, então, analisar o papel dos Burocratas de Médio Escalão e dos Burocratas de Nível de Rua (LIPSKY, 2010) e sua interação na implementação de uma política educacional. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta a análise de entrevistas realizadas com diferentes agentes neste processo pretendendo, desta forma, colaborar com a ampliação desta discussão na esfera educacional. Palavras-chave: Implementação - Políticas Educacionais - Gestores Educacionais
A implementação do Turno Único Carioca: compreendendo o papel dos agentes
A implementação do Turno Único Carioca: compreendendo o papel dos agentes
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
4944
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4944-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Ana Cristina Prado de Oliveira
Instituição:
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
ana.prado.oliveira@gmail.com
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho