Avaliação da elegibilidade de educação especial no município de Franco da Rocha. Resumo Na história da educação, distintas terminologias já foram utilizadas para delimitar o público-alvo da educação especial: excepcionais, portadores de necessidades educativas especiais, portadores de deficiências, etc. A palavra nunca é neutra; carregada de significações, cria e designa fenômenos. Aqui, tematiza-se a ética da caracterização do público-alvo da educação especial no Brasil – nomeado como pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação –, visando-se apresentar um processo que promove a ruptura com a caracterização de tal público baseada em concepções patológicas e biomédicas. Versa sobre uma experiência em rede educacional comprometida com a produção de lógicas educativas de caracterização do público-alvo por uma perspectiva inclusiva. Almeja-se, com isso, anunciar experiências de produção de categorias e processos de avaliação pedagógica para elegibilidade na Educação Especial que se reportem aos saberes da Educação. Palavras-chave: Educação Especial. Público-alvo da Educação Especial. Avaliação da Elegibilidade.
Avaliação da elegibilidade de educação especial no município de Franco da Rocha.
Avaliação da elegibilidade de educação especial no município de Franco da Rocha.
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5443
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5443-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Renata Montrezol Brandstatter
Instituição:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP
E-mail:
rebrandstatter@gmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Pôster