A DOCÊNCIA E A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS: UMA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A DOCÊNCIA E A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS: UMA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
4933
Agência: 
Fomento Interno; CNPQ
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4933-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

A DOCÊNCIA E A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS: UMA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL RESUMO: No presente artigo, a nalisa-se a complexidade da ação docente para os processos escolares inclusivos a partir de um cotidiano "real" - uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental com a presença de estudantes com deficiência intelectual de uma escola pública municipal em Caxias do Sul (RS) -, selecionada a partir do Censo Escolar da Educação Básica (BRASIL, 2017). O foco metodológico tratou-se da pesquisa-intervenção, com a realização de uma oficina de aprendizagem na turma. O objetivo da oficina foi propor estratégias de aprendizagem capazes de envolver a todos os estudantes, conforme suas possibilidades, em torno da construção de um conteúdo matemático comum , pois observou-se que o currículo desenvolvido pelos estudantes com deficiência era totalmente distinto do restante da turma. Questiona-se as simplificações curriculares feitas para os estudantes com deficiência e a precarização do trabalho docente na figura do " cuidador educacional" como apoio pedagógico no âmbito dessa rede de ensino. PALAVRAS-CHAVE: Ação docente. Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Currículo. Matemática.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Clarissa Haas
Instituição: 
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-mail: 
cla.haas@hotmail.com
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho