SURDEZ E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE Resumo : Esta comunicação tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa que investigou a construção da identidade social de sujeitos surdos, por meio de suas trajetórias, com ênfase nos processos de escolarização e, subsidiariamente, nos de socialização, na medida em que se parte da premissa que a identidade individual é resultado de diferentes experiências sociais concretas às quais os sujeitos são submetidos. Para tanto, foram selecionados três sujeitos surdos (um homem e duas mulheres) pertencentes a diferentes estratos sociais, os quais, por meio de entrevistas semiestruturadas, ofereceram um conjunto de dados sobre seus processos de escolarização e socialização. Os resultados revelam que a apropriação e uso predominante da língua de sinais ou língua oral, embora seja fundamental para a construção dessas identidades, não foi o único vetor responsável por uma inserção social mais ou menos qualificada porque, para além da condição da surdez, as distintas possibilidades que o meio social oferece, são elementos fundamentais para essa construção, sem desconsiderar a importante marca que essa condição lhes confere. Palavras-chave : Educação Especial, Surdez, Processos de escolarização, Trajetórias sociais.
SURDEZ E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE
SURDEZ E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5151
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5151-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Carla Cazelato Ferrari
Instituição:
PUC-SP/PPGE História, Política, Sociedade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
E-mail:
carla_cazelato@hotmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho