Ser filho kaingang: modos decoloniais de educar para a vida

Ser filho kaingang: modos decoloniais de educar para a vida

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT06 - Educação Popular
Código: 
5646
Agência: 
não há.
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5646-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Ser filho kaingang: modos decoloniais de educar para a vida. Resumo: O artigo traz a reflexão do que significa ser filho para os indígenas kaingang do Sul da Mata Atlântica, a partir do ponto de vista dos nativos desse povo indígena. Os kaingang não entendem a pessoa, na fase referente à infância, como criança tal como fazem os não indígenas. Na cosmovisão kaingang, as crianças são entendidas e consideradas como filhos: kãxit . Os “filhos”, considerados como “portadores” da ancestralidade, são acolhidos pela comunidade e educados para cultivar os saberes e o modo de ser e viver dos ancestrais. Assim, esse estudo revela as diferenças entre ser criança e ser filho para os kaingang, que se opõem em tratar as pessoas em fase de crescimento de forma infantilizada e subalternizada. Busca-se entender de que forma os conceitos kaingang sobre o que é ser “filho” se diferem dos conceitos ocidentais do que é ser “criança”. Tal reflexão é necessária para uma melhor compreensão do que significa as infâncias indígenas e seus processos de ensino e aprendizagem, capazes de influenciar positivamente as práticas não indígenas. Resistindo e afirmando suas concepções sobre a infância, os kaingang se afirmam como sujeitos decoloniais. Palavras-chave: filho kaingang; criança; educação; decolonialidade.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Josué Carvalho
Instituição: 
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
E-mail: 
carvalho.josue.edu@gmail.com
Coautor: 
Kércia Priscilla Figueiredo Peixoto
E-mail Coautor: 
kerciapris@gmail.com
Instituição Coautor: 
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
GT: 
GT06 - Educação Popular
Categoria: 
Trabalho