RESUMO O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a diversidade de modos e sentidos da atuação política e da participação em organizações e ações coletivas de jovens estudantes em diferentes instâncias, grupos, coletivos, movimentos e organizações presentes na experiência universitária. Trata-se de um desdobramento de pesquisa realizada ao longo de três anos com nove jovens ingressantes em diferentes cursos de graduação da USP em 2014 a respeito de seus processos de socialização, individuação e desafios vividos em suas trajetórias escolares tanto na passagem do Ensino Médio público ao Ensino Superior, quanto no percurso de afiliação à vida universitária. A partir de referenciais teórico-metodológicos da sociologia do indivíduo nas relações com as formas plurais de ação coletiva e do debate acerca da juventude pertinente ao campo da Sociologia da Educação, pretende-se neste texto contribuir para a reflexão acerca da constituição e da pluralidade das formas de ação dos engajamentos dos estudantes universitários contemporâneos na esfera pública e suas interfaces com a sociabilidade juvenil. PALAVRAS-CHAVE : Jovens universitários; Participação; Ação coletiva; Individuação; Sociabilidade
SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO DE JOVENS DE CAMADAS POPULARES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO DE JOVENS DE CAMADAS POPULARES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4732
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4732-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Felipe Tarábola
Instituição:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP
E-mail:
fst@usp.br
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos