A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre Resumo: As problematizações abordadas no artigo partem de pesquisa em curso em bairros de periferia de Porto Alegre/RS, destacando-se dados quantitativos produzidos durante o ano de 2018. A escrita toma por objetivo compreender como os jovens experienciam a prova social da escolarização em escolas públicas sediadas em localidades socialmente vulnerabilizadas da cidade. As contribuições de Danilo Martuccelli são os principais referentes, sendo que as interlocuções em campo preveem a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Aqui, trazemos uma análise parcial dos resultados obtidos em dois bairros com a primeira técnica. Com base nisso, consideramos, para a sequência das incursões, a hipótese de uma implicação mútua entre práticas sociáveis e institucionais junto aos jovens, de forma que modos de presença interativa percorrem diferentes níveis de ensino. Palavras-chave: Escolarização; Prova social; Jovens; Periferias.
A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre
A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4565
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4565-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Leandro Rogério Pinheiro
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/FACULDADE DE EDUCAÇÃO
E-mail:
leandropinheiro75@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos