A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre

A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código: 
4565
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4565-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: escola e interatividade nas periferias de Porto Alegre Resumo: As problematizações abordadas no artigo partem de pesquisa em curso em bairros de periferia de Porto Alegre/RS, destacando-se dados quantitativos produzidos durante o ano de 2018. A escrita toma por objetivo compreender como os jovens experienciam a prova social da escolarização em escolas públicas sediadas em localidades socialmente vulnerabilizadas da cidade. As contribuições de Danilo Martuccelli são os principais referentes, sendo que as interlocuções em campo preveem a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Aqui, trazemos uma análise parcial dos resultados obtidos em dois bairros com a primeira técnica. Com base nisso, consideramos, para a sequência das incursões, a hipótese de uma implicação mútua entre práticas sociáveis e institucionais junto aos jovens, de forma que modos de presença interativa percorrem diferentes níveis de ensino. Palavras-chave: Escolarização; Prova social; Jovens; Periferias.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Leandro Rogério Pinheiro
Instituição: 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/FACULDADE DE EDUCAÇÃO
E-mail: 
leandropinheiro75@gmail.com
GT: 
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria: 
Sujeitos e Processos Educativos