PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCUSSÃO SOBRE A POBREZA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO Resumo Compreendendo a problemática da pobreza e da desigualdade social como resultado de relações históricas e considerando o espaço escolar como possibilidade para uma atuação docente crítica e problematizadora, este trabalho tem como objetivo investigar a constituição histórico-social da pobreza na relação com a educação, com ênfase na prática pedagógica, fomentando o debate em um contexto formativo de profissionais da educação do município de Cariacica/ES. Por meio da pesquisa-ação, foi possível articular um espaço de formação no qual o amplo diálogo permitiu a realização de reflexões sobre as práticas pedagógicas desses profissionais. O processo formativo também auxiliou no reconhecimento das trajetórias empobrecidas desses sujeitos, possibilitando a superação de concepções naturais e moralizantes de pobreza que predominam na sociedade e que são reafirmadas na escola. Palavras chaves: Pobreza; desigualdade social; prática pedagógica.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCUSSÃO SOBRE A POBREZA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCUSSÃO SOBRE A POBREZA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5440
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5440-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Hadassa da Costa Santiago Bremenkamp
Instituição:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail:
hadassabremenkamp@hotmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos