Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula

Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Código: 
4978
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4978-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula Resumo : Neste artigo, busco refletir sobre as relações que se estabelecem entre as práticas de linguagem que se desenvolvem na escola e as práticas de linguagem que se desenvolvem na universidade como forma de se (re)pensar a formação de professores e as práticas de letramento que a envolvem. Na construção dos entrelaçamentos que compõem este texto, parto de pressupostos teóricos derivados dos estudos em letramentos em diálogo com autores que pensam a formação de professores e as práticas escolares. Como base para a construção de minhas reflexões, me utilizo das falas de estudantes com quem pude dialogar em diferentes ações de pesquisa, ensino e extensão, indissociando-as. O cenário que se apresenta em minha análise, apesar de parecer pessimista, se propõe a construir práticas alternativas que busquem novas formas de se permitir que professores (formadores de professores e em formação) e estudantes (da escola e da universidade) possam (r)existir como sujeitos que sabem em suas salas de aula. Palavras-chave : letramentos; formação de professores; educação linguística; políticas cognitivas; leitura e escrita

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Diego da Silva Vargas
Instituição: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
dsvargas04@yahoo.com.br
GT: 
GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
Categoria: 
Leitura e Escrita