PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Este artigo apresenta uma problematização sobre práticas de leitura e escrita desenvolvidas com adolescentes e jovens matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, no município de Camaçari, Bahia. Seguem-se aqui as concepções de leitura e escrita como uma prática cultural, conforme propõem Chartier (1999; 2002), Darnton (1992) e Hébrard (1990). O delineamento segue a pesquisa aplicada em educação e os dados apresentados resultam de procedimento exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de língua portuguesa e caracterizou-se por apoiar produções de diferentes gêneros literários e ações culturais no contexto escolar, dando ênfase para valores, crenças, saberes e linguagem dos estudantes do 6º ao 9º ano. Os resultados são parciais, pois trata-se de pesquisa em desenvolvimento, mas registra-se a produção de fanzines , histórias em quadrinhos, saraus e vídeos, confirmando a tese de Dubet (2008) de que há muitas formas de se enfrentar as desigualdades presentes na educação escolar, e que o trabalho do professor é fundamental para que a escola cumpra sua missão social. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Adolescências. Juventudes.
PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
5142
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5142-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Rosângela da Luz Matos
Instituição:
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
E-mail:
rosangeladaluzmatos@gmail.com
Coautor:
Fabiola Chafin Gomes de Pinho
E-mail Coautor:
chafinfabiola@gmail.com
Instituição Coautor:
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho