PRÁTICA DOCENTE EM CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO: a desvalorização dos saberes da experiência.

PRÁTICA DOCENTE EM CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO: a desvalorização dos saberes da experiência.

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT04 - Didática
Código: 
5207
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5207-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

PRÁTICA DOCENTE EM CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO: a desvalorização dos saberes da experiência. Resumo: Este é um compilado de p esquisa homônima concluída e apresentada como dissertação, onde aborda-se a relação entre o conceito de experiência/prática docente e os concursos públicos. Objetiva-se analisar o espaço que este tema apresenta nestes certames. Como referencial teórico, levantam-se os conceitos de experiência/prática pela via histórica dando destaque à concepção de Walter Benjamin e a teorização sobre Reflexão Prática de Donald Schön. Na carreira docente, trabalhamos com o conceito de Saber Experiencial de Maurice Tardif, complementado pelas indagações acerca da desvalorização da prática/experiência na formação de pesquisa, por Bernardete Gatti e Kenneth Zeichner respectivamente. Metodologicamente, foram investigados 17 concursos públicos das capitais brasileiras para licenciados em música. Tendo em vista que a pontuação sobre experiência/prática representa apenas 1% da pontuação média dos certames, conclui-se a existência de uma desvalorização da experiência/prática docente em comparação à outras formas de saber, representando assim uma conceitualização técnico racional nos concursos. Palavras chave: Concurso público. Prática docente. Saber experiencial.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Mateus Alencar Nikel
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
E-mail: 
mateus.nikel@outlook.com
GT: 
GT04 - Didática
Categoria: 
Trabalho