Resumo Este estudo tem por propósito analisar as desigualdades observadas nas trajetórias escolares de alunos que cursaram o 5º ano do ensino fundamental em 2010, matriculados em projetos de correção de fluxo entre 2011 e 2013, até os desfechos das trajetórias em 2014. Baseia-se nos dados referentes à heterogeneidade das transições escolares que podem resultar em trajetórias mais ou menos acidentadas e desfechos diferenciados. Na análise das possíveis relações entre a política de correção de fluxo, as trajetórias escolares e os perfis dos alunos foram utilizados dados do Censo Escolar e da base de matrículas da rede de ensino, cotejados aos documentos oficiais. Os resultados indicam que (1) a política de correção de fluxo não favoreceu trajetórias regulares e desfechos equânimes que indiquem processos longevos de escolarização; (2) estratos socialmente mais privilegiados, ou seja, alunos brancos, do sexo feminino, alcançam desfechos mais promissores, sugerindo que a política não reduziu as desigualdades já acentuadas na sociedade e no interior do sistema. Palavras-chave : trajetórias escolares, correção de fluxo, desigualdades educacionais .
POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO: EVIDÊNCIAS DE DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES
POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO: EVIDÊNCIAS DE DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
5385
Agência:
CAPES E FAPERJ
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5385-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Maria de Fátima Magalhães de Lima
Instituição:
PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
E-mail:
fatima_mlima@superig.com.br
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho