A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define um conjunto de aprendizagens progressivas e essenciais que todos os estudantes brasileiros devem construir ao longo de sua escolarização básica. A partir da BNCC foi elaborada a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNCFP). Diante da importância normativa dos documentos e seus possíveis impactos para a reestruturação dos currículos de todas as escolas e da formação de professores do Brasil, este texto visa identificar e discutir aspectos de articulação entre a BNCC e a BNCFP. A investigação utilizou, como fonte de informação as duas Bases e, como instrumento de coleta de informações, um roteiro de análise textual baseado em três aspectos de análise construídos a posteriori . As constatações e resultados deste trabalho contribuem para evidenciar o processo de centralização curricular que o sistema educacional brasileiro está enfrentando. Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; currículo; educação básica.
A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5558
Agência:
Capes
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5558-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Larissa Zancan Rodrigues
Instituição:
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail:
larissazancan@yahoo.com.br
Coautor:
Beatriz Pereira
E-mail Coautor:
beatrizsofka@gmail.com
Instituição Coautor:
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
Coautor 1:
Adriana Mohr
Instituição Coautor !:
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail Coautor 1:
adriana.mohr.ufsc@gmail.com
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster