A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
5558
Agência: 
Capes
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5558-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

A POLÍTICA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NA BNCC E NA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define um conjunto de aprendizagens progressivas e essenciais que todos os estudantes brasileiros devem construir ao longo de sua escolarização básica. A partir da BNCC foi elaborada a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNCFP). Diante da importância normativa dos documentos e seus possíveis impactos para a reestruturação dos currículos de todas as escolas e da formação de professores do Brasil, este texto visa identificar e discutir aspectos de articulação entre a BNCC e a BNCFP. A investigação utilizou, como fonte de informação as duas Bases e, como instrumento de coleta de informações, um roteiro de análise textual baseado em três aspectos de análise construídos a posteriori . As constatações e resultados deste trabalho contribuem para evidenciar o processo de centralização curricular que o sistema educacional brasileiro está enfrentando. Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; currículo; educação básica.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Larissa Zancan Rodrigues
Instituição: 
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail: 
larissazancan@yahoo.com.br
Coautor: 
Beatriz Pereira
E-mail Coautor: 
beatrizsofka@gmail.com
Instituição Coautor: 
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
Coautor 1: 
Adriana Mohr
Instituição Coautor !: 
UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail Coautor 1: 
adriana.mohr.ufsc@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Pôster