PERSPECTIVAS CURRICULARES DO ENSINO DE MÚSICA: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES DOS ESTUDANTES DA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO Este estudo tem como objetivo pensar os currículos praticados (OLIVEIRA, 2012) nas aulas de música de uma escola localizada na periferia de um grande centro urbano, assim como os seus desdobramentos. Para além desse objetivo específico, pretendo pensar a relação entre o currículo prescrito e os currículos praticados e como a música popular se apresenta nesse espaço. O que as vozes destes estudantes cantam pelos corredores e quais as pistas deixadas por elas? Existem negociações para além do currículo prescrito? Caminho no sentido de refletir sobre as “abissalidades” (SANTOS, 2010) existentes neste currículo prescrito, na potência criativa dos sujeitos/praticantes e em suas composições poéticas/musicais. Diante do complexo emaranhado de fios que une estudantes, servidores, práticas educativas diversas e encontros casuais, opto também por trabalhar com a metáfora de redes, entendo que desta forma evito uma “aproximação linear da realidade” (AZEVEDO, 2008) “valorizando as experiências individuais e coletivas que vivemos” (OLIVEIRA, 2012). Palavras-chave : Currículos Praticados; Educação Musical; Cotidianos Escolares.
Perspectivas curriculares do ensino de música: trajetória de formação nos/dos/com os cotidianos escolares dos estudantes da periferia do Rio de Janeiro
Perspectivas curriculares do ensino de música: trajetória de formação nos/dos/com os cotidianos escolares dos estudantes da periferia do Rio de Janeiro
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5012
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5012-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Eduardo Prestes Massena
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO
E-mail:
eduprestesm@gmail.com
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster