PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT14 - Sociologia da Educação
Código: 
5527
Agência: 
CAPES
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5527-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Resumo: Esboçam-se, neste ensaio, percursos epistemológicos de onde é possível acompanhar pistas sobre a construção da sociologia de Pierre Bourdieu e apontar possíveis contribuições para a compreensão da educação como objeto de estudo e como importante campo social em construção (estrutura estruturante). Como primeiro objetivo, indicam-se os proveitos que esse autor tira do pensamento clássico das ciências sociais de Durkheim, Weber e Marx no seu ferramental sociológico ao conciliar elementos epistemológicos muitas vezes controversos. Em seguida, retomam-se na produção de Bourdieu, princípios fundantes da sua sociologia e, inexoravelmente, de seu método praxiológico. Inserem-se, ao longo do texto, referências de sua produção em pleno modus operandi e da produção de importantes estudiosos de sua obra: brasileiros (CATANI, 2002; MICELI, 2015; SILVA, 1996; PESSOA e OLIVEIRA, 2013) e estrangeiros (CHARTIER, 2005; BONNAWITZ, 2003; BURAWOY, 2010). Por fim, o exercício de reflexão empreendido retoma a sociologia deste autor e aponta algumas de suas contribuições para a sociologia da educação. Palavras-chaves: Pierre Bourdieu. Ciências Sociais. Sociologia. Sociologia da Educação.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Aline Fagner de Carvalho E Costa
Instituição: 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
E-mail: 
alinefagner@hotmail.com
GT: 
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria: 
Trabalho