PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Resumo: Esboçam-se, neste ensaio, percursos epistemológicos de onde é possível acompanhar pistas sobre a construção da sociologia de Pierre Bourdieu e apontar possíveis contribuições para a compreensão da educação como objeto de estudo e como importante campo social em construção (estrutura estruturante). Como primeiro objetivo, indicam-se os proveitos que esse autor tira do pensamento clássico das ciências sociais de Durkheim, Weber e Marx no seu ferramental sociológico ao conciliar elementos epistemológicos muitas vezes controversos. Em seguida, retomam-se na produção de Bourdieu, princípios fundantes da sua sociologia e, inexoravelmente, de seu método praxiológico. Inserem-se, ao longo do texto, referências de sua produção em pleno modus operandi e da produção de importantes estudiosos de sua obra: brasileiros (CATANI, 2002; MICELI, 2015; SILVA, 1996; PESSOA e OLIVEIRA, 2013) e estrangeiros (CHARTIER, 2005; BONNAWITZ, 2003; BURAWOY, 2010). Por fim, o exercício de reflexão empreendido retoma a sociologia deste autor e aponta algumas de suas contribuições para a sociologia da educação. Palavras-chaves: Pierre Bourdieu. Ciências Sociais. Sociologia. Sociologia da Educação.
PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PERCURSOS EPISTEMOLÓGICOS NA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
5527
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5527-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Aline Fagner de Carvalho E Costa
Instituição:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
E-mail:
alinefagner@hotmail.com
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho