O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
4410
Agência: 
PIQs-IFG
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4410-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO DOCENTE Resumo O trabalho analisa a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em uma instituição de educação profissional no Estado de Goiás. Foi realizada um estudo de caso, com realização de análise documental, observação, entrevista semiestruturada e instrução ao sósia. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem se desenvolvendo a partir de alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de servidores; desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e; diálogos entre representantes da gestão e os professores. No entanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, que no desenvolvimento do seu trabalho são influenciados por outros fatores como a dimensão pessoal, o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, a experiência profissional e os valores dos professores, entre outros. Palavras-chave: Políticas Curriculares, Educação Profissional, Trabalho Docente .

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Néri Emilio Soares Júnior
Instituição: 
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - IFG
E-mail: 
neriesjr@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Trabalho