RESUMO: O presente trabalho busca discutir o papel das experiências de vida enquanto catalisadores da produção do currículo da educação em direitos humanos. A proposta aqui é deslocar a ideia de sensibilização para além de situações do momento das atividades, apenas, mas aproveitar as vivências pretéritas, induzindo reflexões pertinentes, que problematizem situações sociais, articulando lógicas de local-global / particular-universal. Para tanto, analisa a participação de estudantes de Pedagogia em um questionário elaborado segundo as considerações metodológicas de Earl Babbie; discute-se direitos humanos a partir de Boaventura de Sousa Santos, Norberto Bobbio e Flávia Piovesan; sobre educação em direitos humanos, apóia-se em Vera Candau e Abraham Magendzo; sobre as experiências autobiográficas, pensamos a partir de William Pinar, Antonio Bolívar e Jesús Domingo; e a respeito de currículo, parte-se das reflexões de Elizabeth Macedo e Alice Casimiro Lopes, compreendendo currículo enquanto produção de sentidos. PALAVRAS-CHAVE: Educação em Direitos Humanos. Currículo. Sensibilização.
O lugar da sensibilização no currículo da Educação em Direitos Humanos: refletindo sobre a formação
O lugar da sensibilização no currículo da Educação em Direitos Humanos: refletindo sobre a formação
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5722
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5722-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Guilherme Pereira Stribel
Instituição:
UNESA - Universidade Estácio de Sá
E-mail:
guilhermenpereira@gmail.com
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster