O lugar da sensibilização no currículo da Educação em Direitos Humanos: refletindo sobre a formação

O lugar da sensibilização no currículo da Educação em Direitos Humanos: refletindo sobre a formação

Categoria: 
Pôsteres
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
5722
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5722-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

RESUMO: O presente trabalho busca discutir o papel das experiências de vida enquanto catalisadores da produção do currículo da educação em direitos humanos. A proposta aqui é deslocar a ideia de sensibilização para além de situações do momento das atividades, apenas, mas aproveitar as vivências pretéritas, induzindo reflexões pertinentes, que problematizem situações sociais, articulando lógicas de local-global / particular-universal. Para tanto, analisa a participação de estudantes de Pedagogia em um questionário elaborado segundo as considerações metodológicas de Earl Babbie; discute-se direitos humanos a partir de Boaventura de Sousa Santos, Norberto Bobbio e Flávia Piovesan; sobre educação em direitos humanos, apóia-se em Vera Candau e Abraham Magendzo; sobre as experiências autobiográficas, pensamos a partir de William Pinar, Antonio Bolívar e Jesús Domingo; e a respeito de currículo, parte-se das reflexões de Elizabeth Macedo e Alice Casimiro Lopes, compreendendo currículo enquanto produção de sentidos. PALAVRAS-CHAVE: Educação em Direitos Humanos. Currículo. Sensibilização.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Guilherme Pereira Stribel
Instituição: 
UNESA - Universidade Estácio de Sá
E-mail: 
guilhermenpereira@gmail.com
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Pôster