AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC

AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT12 - Currículo
Código: 
5141
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5141-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC Resumo: Tendo as redes educativas como entendimento de como se dão as tessituras curriculares nos cotidianos escolares, propomos ‘fazerpensar’ as migrações e suas implicações nos currículos. Buscamos dialogar com Macedo e Alves acerca dos desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular e sua interferência em cotidianos escolares múltiplos, dando ênfase à presença de imigrantes – seja transnacional, seja intranacional – nas escolas. Feldman-Bianco, Baggio e Nascimento são autores que auxiliam a ‘fazerpensar’ sobre as redes tecidas e que tecemos acerca dos migrantes. Os autores problematizam o entendimento do migrante como ameaça à segurança nacional e outros fatores que demarcam ‘práticasteorias’ sectárias e atreladas a interesses neoliberais, auxiliando-nos a contextualizar histórias de vida de estudantes nas escolas públicas que vivenciamos. Por outro lado, filmes que retratam esse processo também são “personagens conceituais”, noção de Deleuze e Guattari, que nos auxiliam a ‘fazerpensar’ . Chamamos também Silva para auxiliar na compreensão da multiplicidade nas tessituras curriculares. Palavras-chave: Redes educativas. Base Nacional Comum Curricular. Migrações.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Joana Ribeiro dos Santos
Instituição: 
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
joribeiro87@gmail.com
Coautor: 
Rebeca Silva Brandão Rosa
E-mail Coautor: 
rebecasbr@gmail.com
Instituição Coautor: 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
GT: 
GT12 - Currículo
Categoria: 
Trabalho