AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC Resumo: Tendo as redes educativas como entendimento de como se dão as tessituras curriculares nos cotidianos escolares, propomos ‘fazerpensar’ as migrações e suas implicações nos currículos. Buscamos dialogar com Macedo e Alves acerca dos desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular e sua interferência em cotidianos escolares múltiplos, dando ênfase à presença de imigrantes – seja transnacional, seja intranacional – nas escolas. Feldman-Bianco, Baggio e Nascimento são autores que auxiliam a ‘fazerpensar’ sobre as redes tecidas e que tecemos acerca dos migrantes. Os autores problematizam o entendimento do migrante como ameaça à segurança nacional e outros fatores que demarcam ‘práticasteorias’ sectárias e atreladas a interesses neoliberais, auxiliando-nos a contextualizar histórias de vida de estudantes nas escolas públicas que vivenciamos. Por outro lado, filmes que retratam esse processo também são “personagens conceituais”, noção de Deleuze e Guattari, que nos auxiliam a ‘fazerpensar’ . Chamamos também Silva para auxiliar na compreensão da multiplicidade nas tessituras curriculares. Palavras-chave: Redes educativas. Base Nacional Comum Curricular. Migrações.
AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC
AS MIGRAÇÕES E AS REDES EDUCATIVAS PARA ‘FAZERPENSAR’ QUESTÕES CURRICULARES E A BNCC
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
5141
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5141-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Joana Ribeiro dos Santos
Instituição:
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail:
joribeiro87@gmail.com
Coautor:
Rebeca Silva Brandão Rosa
E-mail Coautor:
rebecasbr@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Trabalho