LIVROS ILUSTRADOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LEITURA MEDIADA

LIVROS ILUSTRADOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LEITURA MEDIADA

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
4867
Agência: 
CAPES
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4867-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

RESUMO Esta pesquisa traz como seu campo de estudo: os livros ilustrados táteis e o letramento de crianças com deficiência visual. Tem como objetivo analisar se os livros ilustrados táteis produzidos para a pesquisa contribuem para o processo de letramento de crianças com deficiência visual. Realizou-se mediações de leitura com estes livros junto a crianças com deficiência visual, para este artigo analisamos a mediação de leitura de um dos livros com uma das crianças. O percurso metodológico conduziu às seguintes etapas: revisão de bibliografia, confecção de livros ilustrados táteis e mediação de leitura. Como conclusões identificamos que as crianças com deficiência visual, primeiramente, fazem a exploração das imagens contidas nos livros para em seguida realizar a leitura da escrita braile, atestando que, como qualquer criança, seu interesse inicial são as imagens. Através das intervenções realizadas as crianças puderam compartilhar os livros ilustrados táteis com seus colegas e se deslocar entre o universo literário e social, estabelecendo relações para além do livro, em momentos de socialização e protagonismo. Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Letramento. Livros Ilustrados Táteis. Deficiência visual.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Roberta Stockmanns
Instituição: 
PPGEDU/UFRGS
E-mail: 
robertastockmanns@gmail.com
Coautor: 
Cláudia Rodrigues de Freitas
E-mail Coautor: 
freitascrd@gmail.com
Instituição Coautor: 
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho