RESUMO Esta pesquisa traz como seu campo de estudo: os livros ilustrados táteis e o letramento de crianças com deficiência visual. Tem como objetivo analisar se os livros ilustrados táteis produzidos para a pesquisa contribuem para o processo de letramento de crianças com deficiência visual. Realizou-se mediações de leitura com estes livros junto a crianças com deficiência visual, para este artigo analisamos a mediação de leitura de um dos livros com uma das crianças. O percurso metodológico conduziu às seguintes etapas: revisão de bibliografia, confecção de livros ilustrados táteis e mediação de leitura. Como conclusões identificamos que as crianças com deficiência visual, primeiramente, fazem a exploração das imagens contidas nos livros para em seguida realizar a leitura da escrita braile, atestando que, como qualquer criança, seu interesse inicial são as imagens. Através das intervenções realizadas as crianças puderam compartilhar os livros ilustrados táteis com seus colegas e se deslocar entre o universo literário e social, estabelecendo relações para além do livro, em momentos de socialização e protagonismo. Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Letramento. Livros Ilustrados Táteis. Deficiência visual.
LIVROS ILUSTRADOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LEITURA MEDIADA
LIVROS ILUSTRADOS TÁTEIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A LEITURA MEDIADA
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
4867
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4867-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Roberta Stockmanns
Instituição:
PPGEDU/UFRGS
E-mail:
robertastockmanns@gmail.com
Coautor:
Cláudia Rodrigues de Freitas
E-mail Coautor:
freitascrd@gmail.com
Instituição Coautor:
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho