LETRAMENTOS POLÍTICOS: as experiências em assentamentos no recôncavo baiano Resumo O presente texto é resultado de uma pesquisa em andamento e transita pelas experiências de letramentos políticos de duas escolas de assentamento do Movimento Sem Terra , no entorno da cidade de Santo Amaro-BA: a escola Antonio Conselheiro (assentamento Eldorado) e a escola Fábio Henrique (assentamento Paulo Cunha), as quais vivenciam práticas de uso da leitura e da escrita que movimentam textos constituídos por temáticas como democracia, reforma agrária, ética, sustentabilidade, entre outras de cunho educacional, sociocultural e político. A questão norteadora que move a presente investigação é saber quais são esses letramentos e de que forma são trabalhados pelos(as) professores(as) nos anos iniciais do ensino fundamental. Os caminhos metodológicos para esta investigação orientam-se pelos pressupostos da abordagem qualitativa e colaborativa de pesquisa, visando a uma perspectiva dialética de construção do conhecimento. Até o presente momento, verificamos, nesses dois locus, experiências particulares de práticas de leitura voltadas às orientações sociopolíticas, no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave : Letramentos políticos. Educação do MST. MST. Pedagogia da terra.
LETRAMENTOS POLÍTICOS: AS EXPERIÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS NO RECÔNCAVO BAIANO
LETRAMENTOS POLÍTICOS: AS EXPERIÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS NO RECÔNCAVO BAIANO
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
5653
Agência:
Não se aplica
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5653-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Marcos José de Oliveira Silva
Instituição:
UNEB - Universidade do Estado da Bahia
E-mail:
marcosjose4230@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Sujeitos e Processos Educativos