GEO-GRAFIAS DOCENTES NA METRÓPOLE: A CASA E O " PEDAÇO" RESUMO : Partindo do pressuposto de que vidas de sujeitos socioculturais professores/as devem ser apreendidas em outros espaços e tempos da vida social além das escolas, investigamos as geo-grafias docentes na metrópole, construto teórico-conceitual que designa práticas espaciais de sujeitos-professores/as nos espaços citadinos durante seus tempos cotidianos (Lefebvre, 1974; Hargreaves, 1999; Harvey, 2003). A pesquisa exploratória buscou compreender sentimentos, sentidos e significados associados e atribuídos a estas práticas por meio de análise bibliográfica e 23 (vinte e três) entrevistas semi-estruturadas com docentes do Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental que lecionavam na Rede Pública Municipal de Contagem/MG (primeiro semestre/2010). Neste texto, apresentamos alguns aspectos/dimensões que singularizam estas geo-grafias docentes na metrópole, quais sejam: a relação destes sujeitos com a casa e a constituição de “pedaços” docentes (Magnani, 1998) . PALAVRAS-CHAVE : Geo-grafias docentes . Metrópole. Casa. Pedaço.
GEO-GRAFIAS DOCENTES NA METRÓPOLE: A CASA E O PEDAÇO
GEO-GRAFIAS DOCENTES NA METRÓPOLE: A CASA E O PEDAÇO
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
5708
Agência:
Não houve
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5708-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Álida Angélica Alves Leal
Instituição:
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
E-mail:
alidaufmg@gmail.com
Coautor:
Ines Assunção de Castro Teixeira
E-mail Coautor:
inestei@uol.com.br
Instituição Coautor:
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho