Evidências de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: um estudo em escola municipal paulistana

Evidências de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: um estudo em escola municipal paulistana

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
5727
Agência: 
Capes
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5727-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Resumo Com o objetivo de analisar formas de apreender o direito à aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa focalizou a problemática por meio de abordagem qualitativa com estudo de caso. No trabalho de campo em uma escola, priorizou-se o acesso a documentos. Foram produzidos dados sobre trajetória escolar e evidências de aprendizagem. Dos resultados, depreende-se que a trajetória dos estudantes focalizados é marcada por aprovações e registros de conceitos em boletins que sugerem aprendizagem nas áreas de inglês, arte e educação física. Para outros componentes curriculares a maioria dos estudantes contam com os conceitos que não sinalizam aprendizagem. As anotações também presentes nos boletins nem sempre coadunam com os conceitos ou pouco colaboram para a sua compreensão. Apesar dessas incongruências, verifica-se esforços da escola em registrar aspectos do currículo escolar, indicando que a política educacional tem impulsionado olhar sobre o direito à aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual. Compreende-se, por fim, que questões relacionadas a sexo e raça intervêm sobre a escolarização desses sujeitos, indicando a emergência de estudos interseccionais. Palavras-chave: Educação especial. Inclusão. Aprendizagem. Deficiência intelectual.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Ingrid Anelise Lopes
Instituição: 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FEUSP
E-mail: 
ingrid.anelise@gmail.com
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho