A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO BRASILEIRO: aspectos da municipalização e suas relações entre o público e o privado.

A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO BRASILEIRO: aspectos da municipalização e suas relações entre o público e o privado.

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
5383
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5383-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO BRASILEIRO: aspectos da municipalização e suas relações entre o público e o privado. Resumo: Este trabalho propõe-se a investigar a escolarização de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino de um município localizado no interior do país, considerando a implementação de políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência. A partir dos microdados do Censo Escolar de 2013 a 2018 e com posterior análise da quantidade de matrículas por etapa de ensino no ano de 2018 verificamos que o acesso dos alunos com deficiência apresentou crescimento, no entanto, tais alunos encontram-se retidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal fato relaciona-se, sobretudo, ao sombreamento de ações da iniciativa privada em detrimento do setor público, por meio da utilização de verbas públicas e na oferta de atendimentos voltados às pessoas com deficiência sendo realizados amplamente em instituição privada de caráter filantrópico. Palavras-chave: Educação Especial; Educação Inclusiva; Políticas educacionais.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Flávia Pedrosa de Camargo
Instituição: 
PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
E-mail: 
flaviacamargo@yahoo.com.br
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho