EFEITOS NO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM UMA ALUNA COM AUTISMO

EFEITOS NO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM UMA ALUNA COM AUTISMO

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
4697
Agência: 
CNPQ
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4697-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Resumo Sabe-se o quanto é desafiador ter um aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA em uma sala de aula comum, no ensino regular, principalmente quando esse aluno não é oralizado. A literatura científica nos comprova os efeitos do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada – CAA na vida desses sujeitos, contribuindo para a comunicação e aprendizado. O objetivo do presente artigo é apresentar e analisar os efeitos no desempenho da comunicação de uma criança de 6 anos de idade, com autismo, através do uso de cartões de comunicação alternativa, tendo-se uma pesquisadora como agente de intervenção. Esta pesquisa foi realizada na sala do Atendimento Educacional Especializado - AEE em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa quase experimental, com um delineamento do tipo A-B. Houve um aumento na frequência de interação da aluna com a utilização dos pictogramas e com a professora, para isso utiliza-se o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras ( PECS – The Picture Communication System), aplicado ao contexto do Curriculum Funcional Natural (PECS-Adaptado). Palavras-chave: Comunicação Alternativa e Ampliada – Transtorno do Espectro Autista – Atendimento Educacional Especializado

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Carla Cordeiro Marçal Y Guthierrez
Instituição: 
UERJ - PROPED - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
CARLACORDEIROMARCAL@GMAIL.COM
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho