Educação, Modernização e a Questão da Terra

Educação, Modernização e a Questão da Terra

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código: 
5617
Agência: 
CNPq
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5617-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

Educação, Modernização e a Questão da Terra Resumo Este trabalho busca mostrar os laços entre educação e modernização nacional e sua correlação com a questão da terra. O texto explora duas dicotomias cuja formulação representa fronteiras simbólicas fundamentais: urbano/rural e moderno/tradicional. Argumenta-se que a educação é um dos pilares fundamentais de todo processo de construção nacional e de modernização, visto que o chamado processo civilizatório passa necessariamente pela educação. O texto apresenta, também, um estudo específico sobre um programa de Educação do Campo desenvolvido em uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. O texto sustenta que um programa de formação docente em Educação do Campo deve enfrentar o desafio de romper com o modelo urbanocêntrico de educação, privilegiar a diversidade de saberes e introduzir a marca e a especificidade do campo nos processos educativos. O estudo identitário dos formandos sobre a Educação do Campo mostra uma clivagem que opera na chave da “mudança”. Essa clivagem parece organizar a construção identitária dos sujeitos sobre a formação docente, formação essa que é apontada como possibilidade de abertura/libertação para os povos do campo. Palavras-chave: Educação. Educação do Campo. Modernização. Questão da terra.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Instituição: 
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
E-mail: 
edna.chamon@gmail.com
GT: 
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria: 
Sujeitos e Processos Educativos