Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar os principais estímulos geradores da emoção da tristeza em estudantes com deficiência intelectual. As emoções sempre foram vistas com muita desconfiança e opostas da razão, sendo a tristeza comumente considerada uma emoção negativa e que deve ser evitada. Todavia, refletir sobre os fatores que levam um indivíduo a vivenciar a tristeza pode possibilitar o seu autoconhecimento e a ressignificação dessas situações, principalmente em indivíduos que vivem sujeitos a vulnerabilidades, como é o caso das pessoas com deficiência. A pesquisa possui natureza qualitativa e foi realizada com 27 jovens com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação direta e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa apontam que a educação emocional contribui para uma vivência sadia da emoção da tristeza, a qual tem função de renovo, de abrir espaço para o novo, sendo fundamental para a superação dos obstáculos paralisantes impostos às pessoas com deficiência, pois, esta emoção pode proporcionar novas experiências, aprendizagens e empoderamento no cotidiano destes sujeitos. Palavras-Chave: Deficiência Intelectual; Educação Emocional; Tristeza.
A educação emocional e a vivência da tristeza em estudantes com deficiência intelectual
A educação emocional e a vivência da tristeza em estudantes com deficiência intelectual
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5564
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5564-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Taísa Caldas Dantas
Instituição:
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
E-mail:
taisa.cd@gmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho