DO PROJETO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR: SUPORTES E TRANSIÇÕES DE JOVENS PROFISSIONAIS INSERIDOS NO SETOR CULTURAL RESUMO: O presente trabalho investiga percursos de jovens de origem popular ligados aos setores da fotografia e do audiovisual, desde suas primeiras vivências em projetos sociais até o ingresso no ensino superior, em Salvador, Bahia. São analisadas as experiências socializadoras que possibilitaram a estes sujeitos a inserção em campos de formação e atuação profissional nos setores das artes e cultura. O referencial teórico adotado utiliza aportes das sociologias à escala individual, como as noções de socialização plural e suportes. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram produzidos por meio de entrevistas com três jovens negros e de origem popular, egressos de projetos sociais, que ingressaram no ensino superior público em cursos de artes e atuam profissionalmente nas áreas de formação. Os resultados apontam que as experiências em projetos sociais contribuíram decisivamente para a ampliação dos seus repertórios socioculturais e o acesso a novos circuitos culturais, bem como ofereceram suportes à singularização das habilidades sociais e profissionais. Palavras-chave: Suportes. Socialização. Projetos sociais. Setor cultural.
DO PROJETO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR: SUPORTES E TRANSIÇÕES DE JOVENS PROFISSIONAIS INSERIDOS NO SETOR CULTURAL
DO PROJETO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR: SUPORTES E TRANSIÇÕES DE JOVENS PROFISSIONAIS INSERIDOS NO SETOR CULTURAL
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Código:
4990
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4990-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Ivan Faria
Instituição:
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
E-mail:
ivanxfaria@gmail.com
GT:
GT03 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
Categoria:
Trabalho