CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: DA CRIAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ACRE Resumo: O presente texto faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que tem como objetivo debater o dilema epistemológico, decorrente da inclusão da disciplina de Ensino Religioso no currículo das escolas públicas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino do Acre, desde sua formulação à sua implementação. A intenção é perceber as disputas e os conflitos da formação desse currículo a partir do movimento que vem normatizando a proposta curricular dessa disciplina para as escolas do Ensino Fundamental do estado. Como metodologia seguimos as noções dos estudos com os cotidianos, pautando-se na conversa como elemento potencial para tratar os movimentos e achados da pesquisa. Considerando que este ensino é legalmente aceito como parte do currículo escolar e que sua elaboração é carregada de conflitos, compreende-lo torna-se uma questão de alta complexidade e de profundo teor polêmico. Dessa forma, pensamos que, a elaboração de um currículo para o Ensino Religioso precisa ser aberta, ou seja, um currículo multicultural que valorize a diversidade cultural do ambiente escolar. Palavras-chave: Ensino Religioso; Currículo; Laicidade.
CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: DA CRIAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ACRE
CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: DA CRIAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ACRE
Categoria:
Pôsteres
Grupo de Trabalho:
GT12 - Currículo
Código:
4823
Agência:
CAPES
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4823-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Talita Pereira de Almeida
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
E-mail:
talita.historia2017@gmail.com
Coautor:
Rafael Marques Gonçalves
E-mail Coautor:
rafamg02@gmail.com
Instituição Coautor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
GT:
GT12 - Currículo
Categoria:
Pôster