A CONSTITUIÇÃO DE UMA VERDADE SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA APROXIMAÇÃO AOS DOCUMENTOS DO CONGRESSO DE MILÃO (1880)

A CONSTITUIÇÃO DE UMA VERDADE SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA APROXIMAÇÃO AOS DOCUMENTOS DO CONGRESSO DE MILÃO (1880)

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT15 - Educação Especial
Código: 
4759
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/4759-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

RESUMO: Este texto é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo retomar as discussões sobre a história da educação de surdos por meio da releitura dos documentos dos congressos ocorridos no final do século XIX. O congresso de Milão (1880) permanece como monumento sobre o qual pesquisadores da educação de surdos podem sempre encontrar novas problematizações. A partir de uma leitura do corpus documental deste congresso, procuramos retomar como em Milão se deu a construção de uma verdade a ser implementada. Objetivamos problematizar como as bases religiosas e filosóficas da época, aliadas a outros elementos práticos, permitiram normatizar o melhor método para a educação de surdos. A aproximação ao conjunto de documentos referentes ao Congresso de Milão favorece discutir questões ainda hoje subjacentes em muitos debates acerca da educação de surdos e se apresenta como tarefa necessária, pois tal evento é, sem dúvida, o mais conhecido acerca da educação de surdos.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Eliane Telles de Bruim Vieira
Instituição: 
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail: 
ebruim@yahoo.com.br
Coautor: 
José Raimundo Rodrigues
E-mail Coautor: 
jrrzenga@yahoo.com.br
Instituição Coautor: 
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
GT: 
GT15 - Educação Especial
Categoria: 
Trabalho