Este artigo consiste em um estudo sobre o conceito de consciência no pensamento de L. S. Vygotsky, vislumbrando suas potencialidades de aplicação, enquanto suporte teórico, em práticas pedagógicas. Para tal, desenvolve aprofundada revisão de literatura a partir dos originais de Vygotsky e de estudos de pesquisadores brasileiros sobre este conceito e apresenta pesquisa realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – que buscou investigações que abordassem o conceito de consciência na perspectiva vygotskiana e o aplicassem/analisassem em situações pedagógicas. Na obra de Vygotsky, abrem-se duas possibilidades de leitura para a consciência: como sinônimo de psiquismo humano, matriz do pensamento (do Russo Soznanie ) e como tomada de consciência, ligada às funções psíquicas superiores consciência e controle (do Russo Osoznanie ). Da busca sistemática e análise minuciosa empreendida sobre 195 trabalhos encontrados (combinando as palavras "Vy(i)gotsky(i)" e "Consciência" nos títulos e/ou no resumos), foram encontrados quatro que relacionavam tomada de consciência ( Osoznanie ) a alguma prática pedagógica. Ao final, são descritos em sínteses os quatro trabalhos, sendo duas Teses e duas Dissertações. Palavras-chave: Consciência. Vygotsky. Prática pedagógica.
Consciência em L. S. Vygotsky: vislumbrando potencialidades de aplicação em práticas pedagógicas
Consciência em L. S. Vygotsky: vislumbrando potencialidades de aplicação em práticas pedagógicas
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT20 - Psicologia da Educação
Código:
4422
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4422-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Rafael Fonseca de Castro
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
E-mail:
castro@unir.br
GT:
GT20 - Psicologia da Educação
Categoria:
Trabalho