CONFIANÇA INTERPESSOAL E INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: PROBLEMATIZANDO ASSOCIAÇÕES Resumo : Esse artigo divulga os resultados de uma tese de doutorado cujo objetivo foi investigar em que medida a confiança constitui um fator associado às práticas e princípios da AIP - avaliação institucional participativa. A literatura internacional defende a importância da confiança relacional para a qualificação escolar em termos de capital social, produtividade e eficiência. A AIP - implementada como política na rede municipal de Campinas - concebe a qualificação em outros termos, associada à qualidade social, negociação e responsabilização compartilhada. Os dados são fruto de entrevistas exploratórias de trinta professores de nove escolas e da observação em duas escolas dessa rede. Argumenta-se que: 1. a construção de relações de confiança entre professores e famílias não depende apenas de dinâmicas de reciprocidade, mas de reconhecimento; 2. as relações de reciprocidade internas à comunidade escolar são insuficientes para caracterizar o fenômeno da confiança, sendo necessária a inclusão da relação com o poder público e suas dinâmicas de redistribuição. Palavras-chave : confiança interpessoal - confiança institucional - avaliação institucional participativa
Confiança interpessoal e institucional e avaliação institucional participativa: problematizando associações
Confiança interpessoal e institucional e avaliação institucional participativa: problematizando associações
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT14 - Sociologia da Educação
Código:
4561
Agência:
FAPESP
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/4561-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Sara Badra de Oliveira
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
E-mail:
sara.badra.oliveira@gmail.com
GT:
GT14 - Sociologia da Educação
Categoria:
Trabalho