Nos últimos anos, o censo escolar tem apontado o aumento das matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. Com isso os sistemas de ensino têm sido tensionados a (re)organizarem suas redes no que se refere às condições de acessibilidade a essa população de alunos na escola. Considerando esse quadro, este texto tem o objetivo de apresentar como a Rede Municipal de Ensino de um município polo da implantação de políticas públicas de inclusão, no estado de Mato Grosso do Sul, tem se organizado para possibilitar a existência de condições de acessibilidade e inclusão escolar. Foi utilizada a abordagem qualitativa/quantitativa e as análises foram orientadas pelo materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que, por um lado, o município tem realizado ações para possibilitar a desconstrução de barreiras físicas à inclusão de estudantes com deficiência, mas por outro os investimentos direcionados até o momento para esse fim não têm o alcance proposto.
Condições de acessibilidade e a inclusão educacional em um município sul-mato-grossense
Condições de acessibilidade e a inclusão educacional em um município sul-mato-grossense
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5537
Agência:
CAPES/CNPq
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5537-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Instituição:
UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
E-mail:
monica.kassar@gmail.com
Coautor:
Daniel Mendes da Silva Filho
E-mail Coautor:
mendes2filho@hotmail.com
Instituição Coautor:
UFMS - PPGE CPAN - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho