Cartografando a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES Resumo O presente trabalho dedicou-se a cartografar a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES, procurando identificar e problematizar as políticas e práticas da Educação Especial envolvendo este público nas escolas locais inclusivas. Realizamos assim, uma cartografia simbólica, considerando as categorias escala, projeção e símbolo/simbolização a partir da abordagem das Epistemologias do Sul na perspectiva teórica de Boaventura de Sousa Santos. Os resultados encontrados mostram que a legislação tem se materializado de diferentes formas nos municípios do Caparaó/ES. Contudo, apesar de todas as dificuldades encontradas por ser uma região não-hegemônica, o que tem sido desenvolvido na região do Caparaó Capixaba/ES, mostra uma grande potência que emerge das práticas educativas-escolares. Palavras-chave : Cartografia da Educação de Surdos, Deficientes Auditivos e Surdocegos. Políticas de Educação Especial. Práticas Escolares.
Cartografando a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES
Cartografando a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT15 - Educação Especial
Código:
5146
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5146-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Aline de Menezes Bregonci
Instituição:
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
E-mail:
alinebregonci@hotmail.com
GT:
GT15 - Educação Especial
Categoria:
Trabalho