AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Categoria: 
Trabalhos
Grupo de Trabalho: 
GT13 - Educação Fundamental
Código: 
5277
Arquivo: 
public://arquivos/39reuniao/5277-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações: 

AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR RESUMO O trabalho apresenta resultados de pesquisa que analisa a temática da avaliação externa na Educação Básica e sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e com a Base Nacional Comum Curricular, tendo em conta a perspectiva do Estado Avaliador que com o objetivo de controlar e fiscalizar, por meio de exames nacionais, busca adotar critérios censitários para comparação de resultados. Está estruturado em quatro seções. Inicialmente, introduzimos a temática apoiadas em autores de filiações teóricas que nos auxiliam a problematizar os modos pelos quais a avaliação externa tem sido incorporada à Educação Básica no Brasil. Nas seções seguintes, analisamos a configuração atual das políticas educacionais para dimensionar as consequências da avaliação externa no processo pedagógico. Metodologicamente, recorremos à análise documental. Por fim, na quarta seção, expomos as conclusões acerca da avaliação externa agindo como reguladora do trabalho docente e das perspectivas curriculares nas escolas brasileiras. Palavras-chave: Avaliação externa. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular.

Arquivo File: 
Anais: 
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor: 
Andréa Villela Mafra da Silva
Instituição: 
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: 
av.mafra@hotmail.com
Coautor: 
Claudia de Oliveira Fernandes
E-mail Coautor: 
clof52.cf@gmail.com
Instituição Coautor: 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GT: 
GT13 - Educação Fundamental
Categoria: 
Trabalho