Resumo Essa pesquisa investigou trabalhos publicados nas atas de eventos de Ensino de Ciências (ANPED/ENPEC), 2005 a 2017 que discutissem Gênero na Pesquisa em Formação Docente e em Educação em Ciências. Para a análise documental foram analisados e identificados referências históricas, filosóficas e sociológicas de acordo com a HFSC e construídas Unidades de Contexto com base em Bardin (2011). Identificou-se poucos artigos abordam a relação entre HFSC com questões de Gênero. Evidenciamos a necessidade de pesquisas nessa problemática, pois a discussão dessas aproximam alunos e professores do senso científico. Palavras chave: gênero e ciência, educação cientifica, história, filosofia e sociologia da ciência, ensino de ciências.
Aspectos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) em Estudo de Gênero na Pesquisa em Educação em Ciência e Matemática
Aspectos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) em Estudo de Gênero na Pesquisa em Educação em Ciência e Matemática
Categoria:
Trabalhos
Grupo de Trabalho:
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Código:
5480
Agência:
Capes
Arquivo:
public://arquivos/39reuniao/5480-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
Mais informações:
Arquivo File:
Anais:
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Autor:
Mariana Fontana
Instituição:
UEL - Universidade Estadual de Londrina
E-mail:
marianafontana22@gmail.com
GT:
GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação
Categoria:
Trabalho